Fome física e fome emocional

Quais as diferenças da fome física e da fome emocional?

É comum confundir a fome com apetite. Um exemplo clássico é a sobremesa após o almoço. Você faz a refeição para saciar sua fome física, já a sobremesa não é uma necessidade e sim uma vontade de comer aquele alimento. Às vezes, esse apetite aparece simplesmente por você sentir o aroma ou visualizar determinado alimento.

Quer conhecer as principais diferenças entre a fome física e a fome emocional, além de saber quando é a hora certa de comer? Acompanhe a leitura!

O que é a fome física?

Como o nome já diz, a fome física está ligada às necessidades fisiológicas, como baixa quantidade de glicose no sangue, queda da pressão arterial e diminuição da temperatura corporal. Ela surge quando o nosso corpo precisa de energia para continuar suas atividades do dia a dia.

Os sinais mais severos da fome física são barriga roncando, queda de energia, dores de cabeça e tonturas. Mas é importante evitar esses sintomas. Quando chegamos nesse nível de fome, significa que o nosso corpo já está bem desabastecido e pode levar a descontroles na hora da refeição.

Quando se tem uma alimentação organizada e balanceada, é normal que você nem chegue a sentir fome, pois seu corpo está sempre abastecido de nutrientes necessários.

O que é a fome emocional?

Quando o apetite surge para lidar com problemas pessoais, é considerado como fome emocional. A fome emocional, conhecida como a vilã do emagrecimento, não é considerada um transtorno, ela se manifesta por alguma razão psicológica. Podemos dizer que é a forma que algumas pessoas encontram para buscar alívio e conforto em situações específicas.

Isso acontece porque associamos estes alimentos ao nosso bem estar. No entanto, essa sensação de prazer é momentânea e rápida, podendo gerar um sentimento de culpa posteriormente. Ela também pode agravar ainda mais as sensações de tristeza, angústia e frustração.

Por que sentimos fome emocional?

Ansiedade, nervosismo, estresse e cansaço excessivo são alguns dos sintomas responsáveis por desencadear a fome emocional. Normalmente, os alimentos consumidos nesses momentos são ricos em açúcar e/ou gordura, o que pode acarretar problemas como aumento de peso e, até mesmo, algumas comorbidades como diabetes, colesterol e aumento da pressão arterial.

Sempre lembrando que existe aquela ansiedade comum, que sentimos em momentos atípicos, como por exemplo uma entrevista de emprego, um discurso em público ou uma simples viagem, mas que não prejudica as nossas atividades.

E existem os transtornos de ansiedade, que são doenças. Nestes casos, os sintomas são tão intensos que impedem as pessoas de fazer tarefas simples do dia a dia, pelo desconforto que sentem. No caso dos transtornos de ansiedade, é indispensável o acompanhamento de um profissional da área, o psicólogo e/ou psiquiatra.

Principais características da fome emocional

  • Comer sem fome;
  • Vontade de comer um alimento específico;
  • Comer em comemorações;
  • Vontade de comer doces ou alimentos gordurosos;
  • Sentir-se cheia e continuar comendo;
  • Comer por impulso;
  • Ter sentimento de alívio momentâneo;
  • Comer para aliviar sentimentos ruins;
  • Sentir-se culpada ou triste após comer;
  • “Beliscar”.

Principais características da fome física

  • Aparece com um intervalo grande entre as refeições;
  • Aumenta aos poucos;
  • É diminuída com a ingestão de água;
  • Passa ao ingerir qualquer alimento;
  • Os alimentos trazem saciedade e satisfação;
  • Não gera sentimentos de arrependimento.

Por fim, manter uma dieta equilibrada, praticar atividade física, ingerir água adequadamente e dormir bem são fatores que auxiliam no controle da fome emocional e possibilitam uma vida mais saudável e ativa. Assim, organize seu dia! Que tal montar um planejamento alimentar conforme seus horários e rotinas? Se precisar de ajuda, clique aqui e fale comigo!

Uma resposta para “Quais as diferenças da fome física e da fome emocional?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s