Alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos: o que são e onde encontrar?

Os alimentos termogênicos são os queridinhos de quem busca emagrecimento. Normalmente, esse é o principal motivo em que as pessoas justificam seu consumo. Mas você sabe de que forma eles podem auxiliar nesse processo?

Neste post, eu te conto o que são esses alimentos, como eles funcionam e onde você pode encontrá-los. Acompanhe a leitura e descubra!

O que são alimentos termogênicos?

Os termogênicos são alimentos que podem auxiliar na queima de gordura, já que aumentam a temperatura corporal, aceleram o metabolismo e contribuem para um maior gasto energético. Outros benefícios atribuídos a estes alimentos são as ações anti-inflamatória, antisséptica e antioxidante, que estão presentes na maioria dos alimentos termogênicos.

É importante lembrar que a ação dos termogênicos só terá efeito se for associado à uma vida saudável. Eles aumentam o metabolismo em até 5% do gasto energético diário, portanto a alimentação equilibrada e a prática de atividade física são indispensáveis.

Outro ponto importante é a quantidade que você deve ou pode ingerir. O “quanto mais, melhor” não serve para os termogênicos. Além disso, não são recomendados para todas as pessoas. O consumo em excesso pode desencadear efeitos colaterais como dores de cabeça, insônia, tontura e problemas gastrointestinais.

Quais são os principais alimentos termogênicos?

Café

Uma das bebidas mais consumidas entre os brasileiros, o café possui em sua composição a cafeína, uma potente substância termogênica. A cafeína também tem ação estimulante, diminui o cansaço e aumenta a disposição. Isso a torna interessante até para quem treina, pois melhora o rendimento dos exercícios.

O efeito da cafeína é maior em pessoas que não consomem café habitualmente ou aquelas que são sensíveis à cafeína. Pessoas que ingerem altas doses e/ou por longo período podem não sentir mais os efeitos.

Pimenta vermelha

Outro alimento termogênico que faz parte da alimentação de muitas pessoas. A pimenta é utilizada tanto em pratos salgados como doces. Possui em sua composição a capsaicina, substância responsável pelo sabor ardido e que possui diversos benefícios. Portanto, quanto mais ardida a pimenta, mais capsaicina ela terá.

A pimenta vermelha aumenta o metabolismo e a queima de gordura corporal. Não é recomendado o uso prolongado e para pessoas que possuem problemas gastrointestinais, como gastrite, úlceras e hemorroidas.

Chá verde

O​ chá verde é ótimo tanto nos dias de calor como nos dias frios, pois pode ser consumido quente ou gelado. É extraído a partir das folhas da planta Camellia sinensis. ​O seu uso auxilia na aceleração do metabolismo e na utilização da gordura como fonte de energia.

Recomenda-se o consumo de três a quatro xícaras por dia, sem ultrapassar essa dose.

Gengibre

É uma raiz que pode ser utilizada de diversas formas: cru, refogado junto com outros alimentos, na forma de chá, sucos ou em pó. Além de termogênico, o gengibre é um ótimo anti-inflamatório, além de auxiliar o sistema digestivo, circulatório e respiratório.

Não é recomendado para gestantes, pelo risco de sangramento vaginal. Doses maiores que 5g por dia podem apresentar efeitos colaterais.

Canela

Utilizada para dar sabor aos pratos, a canela também tem a função de acelerar o metabolismo. Além disso, tem ação antioxidante, que auxilia na limpeza do nosso organismo.

Laranja amarga

Além de ser uma ótima opção para incluir no pré-treino, pois fornece energia, a laranja amarga promove a queima de gorduras. O chá feito a partir da casca é a forma mais simples de consumi-la. É só adicionar duas a três colheres de sopa em um litro de água fervida e tomar ao longo do dia.

Também pode ser consumida a farinha da laranja amarga, que é encontrada em lojas de produtos naturais ou pode ser feita em casa.

Os termogênicos também podem ser consumidos na forma de suplementos em pó ou em cápsulas. A substância pode ser encontrada isolada ou até mesmo um mix de várias substâncias.

Mas, cuidado! Alguns suplementos contêm doses altas que podem comprometer a sua saúde e causar efeitos colaterais. Por isso, procure sempre uma nutricionista antes de começar a utilizar. Na verdade, mesmo que você consuma os alimentos termogênicos naturais, procure sempre a orientação de um profissional. Assim, você garante o uso correto e desfruta dos resultados, sem prejudicar a sua saúde.

Gostou desse post? Então, aproveite para ler também “Glutamina: o que é, quais os benefícios e como tomar?”.

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