Dieta ou reeducação alimentar

Dieta ou reeducação alimentar? Entenda as diferenças e qual é melhor!

No mundo atual, cada vez mais, pessoas buscam métodos de emagrecimento. Estes, por sua vez, nem sempre têm como objetivo saúde e melhora da qualidade de vida. Muitas vezes, essas pessoas estão interessadas apenas na mudança estética. Quem nunca buscou emagrecimento rápido apenas para uma ocasião especial, como perder alguns quilinhos até a formatura ou até o casamento?!

O que a maioria das pessoas não pensa é que o que precisamos, na verdade, é nutrir nosso corpo e mente. A parte estética é apenas uma consequência disto. Assim, já conseguimos ter um breve entendimento sobre o que é reeducação alimentar e o que é dieta.

Desde a infância, adquirimos hábitos que podemos levar para a vida toda ou temos a opção de mudá-los. Em casa ou na escola, nos ensinam o que comer e como comer, mas nem sempre a forma como nos ensinam é a melhor de se fazer. Além disso, a rotina nos faz criar outros hábitos, seja pela convivência com outras pessoas, pelo cansaço ou pela falta de tempo.

A reeducação alimentar também pode ser utilizada para o emagrecimento. Mas é preciso que se tenha em mente a busca por uma alimentação melhor, permitindo que o emagrecimento seja somente uma consequência desse ato. Hoje, é a maneira mais saudável de buscar a mudança. E quando falo em saudável, não me refiro apenas ao corpo, mas também à nossa saúde mental.

O que é dieta?

Entendemos como dieta aquele plano alimentar que possui um objetivo específico. Este, normalmente, exclui a maior parte dos alimentos e restringe-se à uma minoria. Também em dietas os alimentos são classificados como proibidos e não proibidos, como se aqueles alimentos não tivessem nenhum valor. Mas será que é exatamente assim?!

Na dieta, o paciente não aprende a fazer escolhas. Ele se prende somente ao que está escrito no plano que lhe foi passado. Não há nenhuma mudança interna. O resultado no fim do processo é que o paciente volta a seus hábitos antigos, geralmente recuperando seu peso. Simplesmente, não há mudança!

O que é reeducação alimentar?

Ao contrário da dieta, o objetivo da reeducação alimentar, como o próprio nome já diz, é reeducar-se. A educação consiste em um processo de aprendizagem, que deve ser passado do nutricionista ao paciente. É uma troca de conhecimento e empatia. O objetivo do nutricionista é passar seu conhecimento para o paciente, de forma que, no futuro, ele saiba fazer suas próprias escolhas alimentares. Não há restrições e limitações. O que ensinamos é como e quando consumir.

Diferentemente do que muitos pensam, ser magro não é, necessariamente, ser saudável. Então, a reeducação alimentar é para todos. Adotar novos hábitos é a chave para o envelhecimento saudável e com qualidade de vida. Afinal, ninguém que chegar na terceira idade sem ser uma pessoa ativa.

Agora que você já sabe um pouco sobre dietas e reeducação alimentar, vou deixar algumas mudanças que fazem parte da reeducação e que você pode começar a fazer agora mesmo!

  • Aumente a ingestão de água para, pelo menos, 2 litros diários;
  • Coma devagar, descansando entre uma garfada e outra;
  • Alimente-se com atenção plena, em lugares tranquilos;
  • Cozinhe você mesmo sua alimentação, com ingredientes e temperos de sua preferência;
  • Experimente novos alimentos ou tente incluir aqueles que você não tem o hábito de comer;
  • Consuma frutas e hortaliças;
  • Pratique alguma atividade física, seja em casa, ao ar livre ou na academia.

Que tal começar a mudança agora mesmo? Se você tem dificuldades, não se preocupe. É mais fácil do que você pode imaginar! Clique aqui e agende sua consulta comigo.

2 respostas para ‘Dieta ou reeducação alimentar? Entenda as diferenças e qual é melhor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s