Alimentos orgânicos e nutrição

Alimentos orgânicos: o que são, benefícios e como consumi-los

São considerados alimentos orgânicos aqueles que possuem um sistema de produção que não utiliza agrotóxicos, adubos químicos, aditivos sintéticos, antibióticos e hormônios.

Nos últimos anos, o debate sobre o consumo destes alimentos cresceu muito e vem sendo bastante discutido na área da saúde. Isso porque o uso de produtos químicos na produção de alimentos gera uma grande preocupação na população e, também, nos profissionais de saúde que visam a melhoria da alimentação e a qualidade de vida de seus pacientes.

Portanto, se você quer saber um pouco mais sobre esse tema e o que fazer para consumir mais alimentos orgânicos no dia a dia, acompanhe a leitura!

O que são alimentos orgânicos?

Na agricultura orgânica, são utilizadas técnicas de produção sustentável, com foco na saúde e preservação do meio ambiente. Não é utilizado nenhum tipo de produto químico (agrotóxicos), fertilizantes sintéticos e sementes transgênicas.

Em contrapartida, são utilizadas técnicas naturais, como adubação verde e orgânica, para enriquecer o solo, combater pragas e doenças. Este tipo de produção tem foco na saúde do ser humano, na preservação do solo e dos lençóis freáticos.

Já a pecuária orgânica não trabalha com aplicação de hormônios, antibióticos e anabolizantes nos animais. Além disso, os espaços de criação são abertos, já que em locais fechados os animais estão mais propensos a desenvolver doenças e estresse, que podem ser transmitidos ao ser humano.

O que são agrotóxicos?

Os agrotóxicos são substâncias utilizadas na agricultura para controlar o desenvolvimento de pragas, insetos, doenças e plantas daninhas que causam danos às plantações.

O seu uso incorreto pode colocar em risco a saúde dos consumidores e dos trabalhadores rurais. E isso acontece! Seja por negligência ou falta de conhecimento, muitos produtores não obedecem às recomendações de uso dos produtos.

São exemplos de agrotóxicos:

  • Inseticidas: substâncias químicas utilizadas para combater insetos-pragas em todas as suas fases (ovo, larva e adultos);
  • Fungicidas: utilizados para destruir ou inibir a ação de fungos;
  • Herbicidas: destinado ao controle de plantas daninhas.

Segundo a Anvisa, os agrotóxicos possuem dois modos de ação: sistêmico e de contato. O sistêmico consegue penetrar nas folhas e polpas, instalando-se no interior dos alimentos. O de contato também é absorvido pelas partes internas, mas em pequenas quantidades. A maior parte fica nas partes externas do vegetal.

Então, lavar em água corrente, higienizar, descascar os alimentos e/ou remover as folhas externas é uma alternativa para redução dos resíduos de agrotóxico. No entanto, o que estiver na parte interna do alimento não é passível de remoção.

Quais as vantagens em consumir alimentos orgânicos?

Existem várias. Separei algumas principais em cinco âmbitos da saúde. Confira!

Saúde: os resíduos de substâncias químicas (agrotóxicos) podem desencadear problemas respiratórios, reações alérgicas, distúrbios hormonais e intoxicação. Com os orgânicos, você evita isso;

Nutrição: por serem plantados em solos com adubos naturais, os alimentos orgânicos possuem mais nutrientes em relação aos convencionais;

Sabor: o sabor do alimento não é alterado pelos produtos químicos;

Contaminações: os alimentos orgânicos não prejudicam o solo, a água e o ar;

Preservação da fauna: os agrotóxicos matam espécies como insetos e aves que entram em contato com o produto.

3 dicas para diminuir o consumo de agrotóxicos

Compre alimentos orgânicos: esta é melhor opção. O custo dos alimentos orgânicos em grandes redes de supermercados é alto. Procure fazer suas compras em feiras, que o preço se iguala ou é até mais baixo que dos alimentos convencionais.

Consuma alimentos da safra: prefira os alimentos da época, pois estes não necessitam estímulo para o crescimento. Consequentemente, são utilizados menos agrotóxicos;

Plante em casa: há diversos tipos de plantas fáceis de serem plantadas em casa, até mesmo em apartamentos.

É importante ressaltar que o consumo de frutas e hortaliças não deve ser diminuído por causa dos agrotóxicos. Mas devemos seguir as orientações para redução dos resíduos e, sempre que possível, consumir orgânicos. Não esqueça que estes alimentos são de extrema importância para a nossa nutrição e prevenção de doenças!

Gostou desse post? Então leia também “O que são alimentos processados e quais riscos eles oferecem à saúde?”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s