O que é gordura trans e quais riscos ela oferece à saúde?

O que é gordura trans e quais riscos ela oferece à saúde?

Certamente, em algum lugar, você já ouviu que deve ficar longe da gordura trans, se quiser manter uma vida saudável. Mas, provavelmente, ninguém contou para você os motivos desse alerta.

Bem, eu tenho uma notícia: o aviso é verdadeiro! Esse tipo de gordura é um vilão na alimentação e pode ser considerado a pior gordura presente nos alimentos. Neste post, eu vou te explicar o que é gordura trans, porque ela é tão ruim e quais os riscos que o seu consumo traz para a saúde. Acompanhe!

Afinal, o que é a gordura trans?

A gordura trans é pouco encontrada na natureza. Mas, diferente disso, está muito presente em alimentos ultraprocessados que estão em grande quantidade nas prateleiras dos supermercados e nos armários da casa de muitas pessoas.

Sua produção acontece por um processo chamado hidrogenação, que pode acontecer de forma natural nos animais ou, mais comum, de forma industrial.

Nos animais, desenvolve-se devido à uma bactéria presente no rúmen desses bichos. Já na indústria, moléculas de hidrogênio são adicionadas aos óleos vegetais líquidos, transformando-os em gorduras sólidas à temperatura ambiente, que são utilizadas para aumentar o prazo de validade e melhorar o sabor e a textura dos produtos alimentícios.

Quais os riscos que a gordura trans oferece à saúde?

Devemos ter muito cuidado quando falamos de gorduras porque é um nutriente que assusta muitas pessoas. Primeiramente, precisamos quebrar o preconceito de que toda gordura é ruim, engorda e faz mal. Muito pelo contrário, as gorduras boas são essenciais para a regulação corporal, produção de hormônios, transporte e absorção de vitaminas e saciedade.

No entanto, a gordura trans, por ser quimicamente modificada, torna-se uma substância estranha ao nosso organismo e não participa de nenhum destes processos benéficos.

A gordura trans é considerada pior que a gordura saturada, pois o consumo frequente aumenta as chances de desenvolvimento de doenças como obesidade, sobrepeso, aumento do colesterol total, redução do colesterol “bom” (HDL) e doenças cardiovasculares, como infartos e derrames.

Além disso, é responsável por maiores incidências de entupimento de vasos sanguíneos e favorece o acúmulo de gordura visceral, aquela que fica na região abdominal.

Como saber se um produto contém gordura trans?

Fique atento à lista de ingredientes. A tabela nutricional deve informar a quantidade de gordura trans presente no alimento. Mas cuidado! Quando a quantidade é inferior a 0,2 gramas por porção, o produto pode ser rotulado como “alimento livre de gordura trans”, pois a legislação brasileira considera um valor insignificante.

A parte ruim disso é que a informação é por porção. Desta forma, se no rótulo diz que a porção é 2 biscoitos e você come 6, por exemplo, a quantidade de gordura trans que você vai ingerir pode ser alta.

Por isso, é importante olhar a lista de ingredientes e evitar os produtos que contenham gordura trans, gordura hidrogenada, óleo vegetal hidrogenado e gordura parcialmente hidrogenada na sua lista.

Como evitar o consumo de gordura trans?

A maneira mais fácil de evitar o consumo é eliminando ou reduzindo os alimentos industrializados da sua alimentação. Os principais produtos alvos de gordura trans são as bolachas, alimentos congelados pré-prontos, chocolates, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, sopas de copo, margarinas, sorvetes, bolos e misturas prontas.

  • Faça preparações caseiras. Utilize os recursos disponíveis, como a internet, para pesquisar receitas novas.
  • Se desafie na cozinha. Utilize alimentos in natura e produtos que você conheça para fazer preparações seguras e saudáveis.
  • Evite frituras e a reutilização de óleos. Prefira preparações cozidas, assadas e ensopadas. As frituras não devem fazer parte da sua rotina, uma vez que trazem diversos problemas à saúde.

A partir de agora você já sabe o que é e porque deve evitar a gordura trans no dia a dia. Se precisar de ajuda para organizar sua alimentação, clique aqui e não deixe de falar comigo. É viável e mais simples do que você imagina. Te espero!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s