Alimentos que auxiliam na prevenção e tratamento da acne

Alimentos que auxiliam na prevenção e tratamento da acne

Acne é um problema que acomete muita gente, principalmente adolescentes na fase da puberdade. Alguns adultos também sofrem com o problema. Mas sabia que ela tem tratamento e cura? E uma das formas de fazer isso é através da alimentação. Por isso, nesse post vou te contar os melhores alimentos que auxiliam na prevenção e tratamento da acne!

A alimentação adequada, como em várias outras situações, tem forte influência na recuperação da pele e nos cuidados para prevenção da reincidência. Então se você quer saber como a nutrição vai te ajudar a acabar com o problema, continua comigo na leitura!

Afinal, o que é a acne?

A acne é uma doença de pele, onde ocorre a obstrução e infecção dos poros. A nossa pele produz naturalmente um sebo lubrificante, que serve para protegê-la e hidratá-la. O desenvolvimento da acne começa quando esse sebo se mistura com as células mortas da pele.

Alguns fatores contribuem para a produção excessiva desse sebo, aumentando o desenvolvimento da acne e abrindo espaço para o crescimento de bactérias e fungos. Neste caso, a pele apresenta inchaço, vermelhidão e pus. Essas lesões são popularmente conhecidas por “espinhas”.

Se não tratada, a acne pode deixar a pele com cicatrizes.

Quais são os fatores que contribuem para o desenvolvimento da acne?

Existem vários fatores. Podemos considerar os principais:

• Oscilação hormonal (puberdade);
  • Disposição genética;
  • Alimentação rica em açúcar e gorduras;
  • Uso de cremes com óleos;
  • Dormir sem remover a maquiagem;
  • Estresse;
  • Alergias alimentares.

Como é feito o tratamento da acne?

É importante tratar as causas da acne, para que os sintomas não voltem a aparecer. A oleosidade, assim como as espinha e manchas, deve ser tratada com sabonetes, cremes, pomadas e, em casos mais graves, com medicações. Para isso, procure um dermatologista.

Paralelo a isso, a alimentação saudável é fundamental durante o processo, assim como em qualquer cuidado com a pele. Adequar a ingestão de certos nutrientes pode ser determinante para ajudar você a acabar de vez com a acne.

Separei uma relação de alimentos que auxiliam o tratamento e outra relação com aqueles que pioram a situação, ou seja, que você deve evitar. Confira a seguir!

Alimentos que auxiliam o tratamento e cura

Primeiramente, vamos conhecer os principais alimentos que auxiliam na prevenção e tratamento da acne!

Alimentos ricos em antioxidantes: estes são substâncias que contribuem para a limpeza do organismo. Estão presentes, em grande quantidade, nas frutas e hortaliças;

Oleaginosas: são ricas em vitamina E, que é ótima para a pele;

Azeite de oliva: rico em gorduras insaturadas, previne e melhora processos inflamatórios.

Carnes magras e leguminosas: alimentos ricos em proteínas como as carnes, feijões, lentilhas, grão de bico e ervilha são necessários para a recuperação de tecidos, inclusive da pele;

Alimentos ricos em zinco e vitamina A: pacientes com acne apresentam baixos níveis destes dois nutrientes. Os frutos do mar e cereais integrais são ricos em zinco. Já a vitamina A encontra-se nos ovos, atum, salmão e fígado de gado.

Lactobacilos vivos: melhoram a flora intestinal e, consequentemente, o sistema imunológico;

Alimentos fontes de ômega 3: peixes, linhaça e chia;

Água: a água é fundamental para a pele. Consumir, pelo menos, 2 litros de água por dia ajuda na eliminação de agentes tóxicos que causam lesões e envelhecimento da pele.

Alimentos que devem ser evitados

Doces, farinhas brancas e alimentos refinados: alimentos calóricos e ricos em açúcar aumentam os níveis do hormônio insulina e, consequentemente, geram processos inflamatórios;

Carnes processadas: embutidos como salame, mortadela e salsicha são ricos em gorduras saturadas e aditivos;

Alimentos industrializados: bolachas, salgadinhos e refrigerantes são alimentos ricos em gorduras trans/hidrogenada. Esse tipo de gordura desregula o funcionamento do organismo e facilita o acúmulo de substâncias tóxicas;

Óleos de soja, canola, girassol e milho: os óleos vegetais são pró-inflamatórios e devem ser utilizados com moderação, principalmente para quem já tem um processo inflamatório desencadeado, como a acne.

Gostou de conhecer os alimentos que auxiliam na prevenção e tratamento da acne? Sabia que a alimentação adequada não ajuda a tratar somente esse problema? Ela também auxilia a tratar doenças inflamatórias intestinais. Clique aqui e confira.