Aveia nutricionista

Aveia: conheça 7 benefícios deste super alimento para sua saúde

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que a aveia é um super alimento. Mas o que talvez você ainda não saiba é que seu valor nutricional vai muito além de melhoras do trânsito intestinal. As fibras presentes neste cereal melhoram e previnem, até mesmo, condições associadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

No mercado, o alimento pode ser encontrado em forma de farelo, farinha ou flocos (pequenos ou grandes). Em relação às fibras, as três formas são excelentes. O farelo é o que mais contém beta-glucana, uma fibra solúvel que auxilia na redução do colesterol e controle da glicemia.

Enfim, quer saber mais sobre as propriedades e todos os benefícios da aveia? Vem comigo e continue a leitura!

Os principais benefícios da aveia

Diminui a absorção de colesterol

O colesterol é um tipo de gordura necessário para o funcionamento das nossas células, produção de hormônios e absorção de nutrientes. No entanto, quantidades excessivas podem trazer diversas consequências ruins para nossa saúde.

A beta-glucana, substância presente na aveia, é uma fibra solúvel que se dissolve na água e forma uma espécie de gel. O intestino fica coberto por uma camada desse gel, diminuindo a absorção do colesterol.

Controla a glicemia e previne o diabetes

A aveia tem baixo índice glicêmico. Sua digestão e absorção ocorre de forma lenta, portanto não eleva muito os níveis de glicose no sangue, o que previne e auxilia no controle do diabetes.

Melhora a saúde intestinal

As fibras solúveis possuem grande capacidade de reter líquidos, o que ajuda na formação de bolo fecal. Já as insolúveis proporcionam estímulos mecânicos que auxiliam no trânsito e na formação do bolo fecal. Além disso, servem de alimento para as bactérias benéficas do nosso intestino.

Rica em antioxidantes

A aveia faz um tipo de “varredura” no trato gastrointestinal, ligando-se a substâncias tóxicas que podem atrapalhar a saúde e as eliminando.  

Ajuda na saciedade e no controle de peso

As fibras são ótimas quando queremos saciedade. Elas permitem que fiquemos saciados mais rápido e por mais tempo. Sendo assim, também auxiliam no controle e na perda de peso.

Rica em nutrientes

É um alimento rico em minerais como cálcio e ferro. Também possui proteínas e vitaminas do complexo B e E.

Excelente fonte de energia

É rica em carboidratos de baixo índice glicêmico, portanto é uma ótima fonte de energia para quem pratica atividade física.

Como consumir a aveia no dia a dia?

O cereal tem uma versatilidade ótima. Pode ser utilizada tanto em preparações salgadas, como doces. Você pode polvilhar em frutas, acrescentar em pães, bolos, panquecas, crepiocas etc.

Confira duas receitas para variar a forma de consumo:

Leite de aveia

Ingredientes

  • 1 xícara de aveia
  • 2 xícaras de água
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Deixe o cereal de molho por aproximadamente 30 minutos. Escorra e descarte a água do molho. No liquidificador, bata a aveia com as duas xícaras de água e a pitada de sal, até ficar com uma consistência mais grossa. Coe o resíduo com um coador fino e um guardanapo de pano limpo. Se preferir, adicione essência de baunilha, canela ou tâmaras.

O leite pode ser armazenado sob refrigeração por até 4 dias. O resíduo pode ser utilizado em outras receitas ou pode ser consumido com frutas.

Cookies com resíduo do leite de aveia

Ingredientes

  • Resíduo de uma preparação de leite de aveia
  • 2 bananas bem maduras
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • Gostas de chocolate meio amargo a gosto
  • Canela a gosto

Modo de preparo

Amasse bem as bananas. Em um recipiente, misture o resíduo de aveia, as bananas, o açúcar, o chocolate e a canela. Se ficar muito mole, acrescente um pouco de aveia crua. Modele em formato de cookies, coloque em uma forma untada e asse em forno médio até dourar.

Gostou de saber mais sobre os benefícios que a aveia nos oferece? Então, acho que você também vai gostar de conhecer 5 benefícios da uva e as melhores formas de consumi-la. Boa leitura!

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