Alimentos processados

O que são alimentos processados e quais riscos eles oferecem à saúde?

Você sabia que os alimentos são classificados conforme o seu grau de processamento? Bem, eles são! Além dos alimentos processados, temos mais três categorias: in natura, minimamente processados e ultraprocessados. O que define qual categoria certo alimento se enquadra é o tipo e quantidade de processos que ele sofre após deixar a natureza.

Nesse post, vou te ajudar a entender melhor o que é cada um deles e quais são os mais indicados para mantermos a saúde em dia. Confira!

Alimentos in natura

A primeira categoria é formada pelos alimentos in natura, que são, predominantemente, de origem vegetal. Após serem retirados da natureza, os alimentos in natura não sofrem nenhuma alteração de sua forma original. Assim, preservam sua qualidade nutricional, seu sabor e são mais sustentáveis. Essa categoria inclui todas as frutas, as verduras e os ovos.

Alimentos minimamente processados

A segunda categoria é formada pelos alimentos minimamente processados. São aqueles que sofreram processos mínimos, mas que conservam seu valor nutricional, sabor e seu estado fresco. Esses processos, geralmente, tornam os alimentos mais seguros para o consumo humano.

Geralmente, são alimentos descascados ou cortados, lavados e submetidos à sanitização. Os processos mínimos incluem, ainda, seleção, limpeza e embalagem, procedimentos que não alteram as características sensoriais. Essa categoria inclui carnes (frescas, resfriadas, congeladas), feijão, arroz, farinhas e macarrão.

Alimentos processados

A terceira categoria abrange os produtos processados e corresponde a produtos fabricados pela indústria, a partir de alimentos in natura ou minimamente processados, mas com a adição de sal ou açúcar. Estes produtos são feitos com a intenção de aumentar a durabilidade do alimento e torná-lo mais agradável ao nosso paladar. Exemplos dessa categoria são os enlatados, as carnes secas e os queijos.

Alimentos ultraprocessados

Os produtos que correspondem à quarta categoria são os ultraprocessados. Trata-se de formulações industriais que passaram por diversas etapas durante sua produção. Normalmente, são produzidos por grandes indústrias e fabricados em grandes quantidades para abastecimento de comércios.

Nessas produções são usadas substâncias extraídas de óleos, gorduras hidrogenadas, amido modificado, proteínas e substâncias sintetizadas em laboratórios (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários outros tipos de aditivos). Entre os alimentos ultraprocessados estão os refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, empanados, sorvetes, guloseimas em geral e macarrão instantâneo.

Quais alimentos devo preferir consumir?

O avanço da tecnologia e a mudança nos sistemas de produção dos alimentos, desde a agricultura até a comercialização, desencadeou processos prejudiciais à nossa saúde, uma vez que os alimentos produzidos pela indústria são de baixíssima qualidade nutricional.

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar. Os alimentos da primeira e segunda categoria devem ser a base da nossa alimentação. Quanto menos processos o alimento é submetido, mais puro e nutritivo ele é. Dietas ricas em frutas e verduras, que compõem a primeira categoria, possuem efeito protetor contra doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, obesidade, diabetes mellitus tipo dois, doenças cardiovasculares e câncer.

Já os alimentos processados devem ser consumidos com moderação e os ultraprocessados evitados ao máximo. Isso porque, além de serem ricos em gorduras, sódio e açúcares, os alimentos ultraprocessados tendem a ser muito pobres em fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes que são importantes para a manutenção da saúde.

A ingestão excessiva de sódio tem sido relacionada com a elevação da pressão arterial. Já a de açúcar está relacionada à má alimentação, ganho de peso corporal e risco de doenças crônicas.

Agora você já sabe o que são os alimentos processados e quais categorias de alimentos devem ser priorizadas. Se precisar de ajuda para organizar sua alimentação, clique aqui e fale comigo!

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