Efeitos do álcool no organismo

Efeitos do álcool no organismo: emagrecimento e hipertrofia

As bebidas alcoólicas são consumidas por boa parte da população adulta. O maior consumo de álcool está entre os jovens adultos, principalmente os homens. Acontece que muitas dessas pessoas não possuem conhecimento sobre os reais efeitos do álcool no organismo e colocam em risco sua saúde.

Para começar, precisamos saber que o álcool, além de não ter valor nutricional algum, é uma substância que também contém calorias. Aliás, ele é mais calórico que os carboidratos e as proteínas, pois cada grama contém 7 kcal. Lembrando que estamos falando, exclusivamente, das calorias do álcool em si, e não da bebida como um todo. Sabe aquele drink com leite condensado, sucos e várias outras coisas? Ele vai muito além desse número!

O nosso corpo reconhece o álcool como uma substância tóxica. Por esse motivo, quando em contato com ele, dedica-se exclusivamente na sua eliminação. Isso faz com que muitos outros processos importantes para o nosso organismo sejam deixados de lado, como a queima de gorduras, absorção de nutrientes e a recuperação muscular.

Quais são os efeitos do álcool no organismo?

Desidratação

Assim que absorvido, o álcool inibe nosso hormônio antidiurético, fazendo com que tenhamos mais vontade de ir ao banheiro fazer xixi e, assim, gerando um rápido processo de desidratação no organismo.

Dessa forma, nosso corpo elimina muito líquido e aumenta a concentração de substâncias que causam danos ao organismo.

Atraso na recuperação muscular

Praticamente, 70% do nosso músculo é composto por água. Como falei antes, o álcool leva a desidratação, o que diminui em até 20% a síntese proteica e, consequentemente, compromete o ganho de massa muscular.

Além disso, os sintomas da “ressaca” no dia seguinte podem atrapalhar a alimentação e o rendimento do treino. Se você deseja ter bons resultados com a musculação, deve evitar o álcool o máximo possível.

Prejudica o emagrecimento

Aquela saidinha da dieta apenas nos finais de semana pode ser o que atrapalha todo seu processo de emagrecimento e impede a perda de gordura. As calorias das bebidas se somam às calorias dos alimentos ingeridos ao longo do dia, podendo ultrapassar facilmente a recomendação diária.

Além disso, o produto da degradação do álcool pode ser utilizado como fonte de energia pelo corpo, contribuindo com a inibição da queima de gordura e estoque na região abdominal.

Liberação do cortisol

Esse também é um dos principais efeitos do álcool no organismo. O consumo da substância pode aumentar a liberação do cortisol, hormônio que é responsável pelo aumento do apetite.

Além disso, em altas doses, ela pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, aumentar a pressão arterial e afetar a massa magra.

Teor alcoólico nas principais bebidas consumidas pelos brasileiros

• Cerveja: em torno de 5% de álcool;
• Vinho: aproximadamente 12% de álcool;
• Vodka e Whisky: em torno de 40% de álcool.

Valor calórico por dose de bebida

Cachaça – 1 dose (50ml) = 115 kcal

Cerveja – 1 lata (355ml) = 150 kcal

Champagne – 1 taça (125ml) = 80 kcal

Licor – 1 dose (30ml) = 110 kcal

Vinho doce – 1 taça (150ml) = 210 kcal

Vinho seco – 1 taça (150m) = 130 kcal

Vodka – 1 dose (50ml) = 120 kcal

Whisky – 1 dose (50ml) = 120 kcal

Afinal, existe alguma forma segura de beber álcool?

Bem, não existe. A ciência, hoje, não nos mostra nenhuma forma segura ou não prejudicial à saúde de consumir álcool. Porém, se mesmo assim você optar por fazer uso da substância, veja algumas dicas que ajudam a minimizar os danos:

• Não exagere na dose;

• Hidrate-se antes, durante e após o consumo;

• Evite seu consumo associado a alimentos calóricos e gordurosos;

• Tome um shake proteico após, para evitar o efeito catabólico;

• Descanse e volte à sua rotina de alimentação e treinos.

Agora que você já conhece os efeitos do álcool no organismo e qual o impacto dele no processo de hipertrofia ou perda de peso, que tal compartilhar esse texto? Assim, mais pessoas também terão acesso às dicas.

E não deixe de conferir 5 dicas para emagrecer com saúde e nunca mais engordar. Boa leitura!

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