Benefícios da uva - Nutricionista em Porto Alegre

Descubra 5 benefícios da uva e as melhores formas de consumi-la

Além de ser um alimento saboroso, a uva e os produtos derivados da uva oferecem muitos benefícios à nossa saúde. O alimento contém grande quantidade de compostos fenólicos, substâncias que protegem e garantem o bom funcionamento do organismo.

Os compostos fenólicos são substâncias químicas presentes em grande parte das plantas utilizadas na alimentação. Esses compostos funcionam como um princípio ativo, exercendo alguma função positiva no nosso organismo. Na uva, encontram-se na casca e nas sementes.

Quer descobrir os principais benefícios da uva e as melhores formas de consumi-la? Então, continue a leitura comigo!

Quais os benefícios da uva?

Antioxidante e anticarcinogênica

A uva é um alimento rico em polifenóis, com destaque para o resveratrol. Os polifenóis são responsáveis pela coloração, acidez e outras características desse alimento, mas o mais importante é que possuem poderosa ação antioxidante no nosso corpo.

Isso faz com que a uva seja capaz de prevenir os danos causados pelos radicais livres, substâncias que danificam as células do nosso organismo.

Previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

A ação antioxidante da uva ajuda a eliminar o LDL oxidado (colesterol ruim), que se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos e causa má circulação. Por isso, o alimento é um aliado contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.

Previne o envelhecimento

Os radicais livres são substâncias que se formam naturalmente no nosso organismo e aumentam com a ação de alguns agentes, como a poluição do ar, má alimentação, falta de exercício físico e outas condições. Essas reações danificam as células boas do nosso organismo, causando envelhecimento precoce.

Os antioxidantes da uva são responsáveis pela limpeza dessas toxinas.

Melhora o funcionamento intestinal

A uva é rica em fibras insolúveis, que auxiliam na formação das fezes. A ingestão natural de fibras insolúveis melhora o desconforto abdominal e aumenta o trânsito intestinal.

Boa fonte de carboidrato

Os carboidratos fornecem a maior parte da energia que o nosso corpo utiliza para seu correto funcionamento e para as atividades que realizamos no nosso dia a dia. A uva é uma boa escolha de fonte desse nutriente.

Como consumir a uva?

Há diversas maneiras de incluir a uva na alimentação, lembrando sempre que os alimentos orgânicos e naturais (sem adição de açúcar e aditivos químicos) são mais saudáveis e possuem mais nutrientes.

Uma das formas de consumo é através do vinho e do suco integral. Esses dois são considerados alimentos funcionais, já que demonstram efeitos positivos no controle de doenças cardiovasculares.

Uva in natura

Os alimentos in naturasão aqueles consumidos diretamente das plantas, sem que tenham sofrido qualquer alteração após serem colhidos. A fruta, na sua forma natural, conserva todos os nutrientes de forma adequada, sem sofrer qualquer perda. Por isso, é uma das melhores formas de consumo.

Uva passa

As uvas passas são frutas desidratadas por um processo de secagem. A desidratação aumenta o prazo de validade e concentra os nutrientes do alimento, por isso a uva fica mais doce e pode ser utilizada na substituição do açúcar em diversas receitas.

Suco de uva integral

O suco integral de uva é outro alimento muito bom para a nossa saúde, pois contém todos os nutrientes encontrados na uva e, além disso, estão em uma boa concentração. Não esqueça que o suco precisa ser 100% integral, livre de açúcares, conservantes e outros aditivos.

Vinho

O vinho é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação do sumo de uvas frescas e maduras. A fermentação é feita por leveduras que consomem o açúcar da uva e o transformam em álcool, sendo, assim, dispensável a adição de açúcares, ácidos e enzimas. Mas, cuidado! Por ser uma bebida alcoólica, seu consumo não é indicado para todas as pessoas.

Pronto! Agora você já sabe os principais benefícios da uva e as melhores formas de consumi-la. Que tal acrescentar esse poderoso alimento à sua dieta? Se tiver dúvidas, fale comigo! E não deixe de me seguir no Instagram, para ficar por dentro dos próximos conteúdos de nutrição e saúde!

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