Celulite: veja quais alimentos previnem e combatem o problema

Celulite: veja quais alimentos previnem e combatem o problema

A Lipodistrofia Ginóide ou celulite, como é popularmente conhecida, é um processo inflamatório que deixa a pele com “furinhos” ou com aspecto de “casca de laranja”. Ela ocorre nas nossas células adiposas, ou seja, nas células que acumulam gordura e aparecem, normalmente, em regiões expostas, como coxas, nádegas e braços.

Mas você sabia que existe como prevenir e tratar esse problema através da alimentação?

A nutrição será uma de suas principais aliadas nisso, afinal participa tanto na manutenção da nossa saúde quanto no cuidado com nossa estética. Desta forma, mantendo uma alimentação de acordo com suas necessidades individuais e rica em frutas e verduras, alimentos integrais e carnes magras você pode combater a celulite!

Mas quais alimentos são esses? Continue a leitura que eu te conto!

Como a celulite se desenvolve?

Primeiramente, precisamos entender que a celulite pode se apresentar de diversas maneiras. Pode ser apenas um problema estético ou, até mesmo, provocar dor. Existem quatro estágios do problema:

  1. Na fase inicial, o aspecto “casca de laranja” só aparece quando há contração dos músculos ou quando a pele é apertada com as mãos.
  2. O aspecto “casca de laranja” surge mesmo sem contração. Nesse caso, ainda pode haver flacidez.
  3. Os “furinhos” começam a ficar maiores. Nessa fase, aparecem nódulos visíveis que doem quando palpados.
  4. Na fase final, estágio mais avançado do problema, aparecem nódulos maiores, dor e ondulamento da superfície cutânea.

Principais causas da celulite

Excesso de estrogênio

O estrogênio é um dos principais hormônios femininos e, quando em excesso no organismo, pode provocar celulite. Inclusive, este é o motivo pelo qual as mulheres são mais suscetíveis a desenvolver o problema.

É por isso, também, que é comum o desenvolvimento de quadros de celulite durante a gravidez, amamentação, menstruação, pré-menopausa e períodos onde há uso de anticoncepcionais, pois nestes momentos o estrogênio costuma estar em alta.

Obesidade e fatores genéticos

A obesidade é uma doença com predisposição genética. Já sabemos que a celulite ocorre nas células de gordura. Então, quanto mais excesso de peso e de gordura localizada, maior a chance de ter o problema.

Má alimentação

Alimentos industrializados, pobres em fibras, com alto teor de sódio, ricos em açúcar e gordura e refinados como a farinha branca, quando consumidos em excesso, causam acúmulo de gordura e, consequentemente, celulite.

Álcool

Bebidas alcoólicas são calóricas. Portanto, quando consumidas em altas doses são diretamente transformadas em gordura pelo nosso fígado. Além disso, promovem a desidratação do nosso corpo, que também contribui para o surgimento de celulite.

Sódio em excesso e toxicidade

O sódio aumenta a retenção de líquido, impossibilitando a eliminação de substâncias toxicas que são excretadas através da urina. O acúmulo dessas substâncias colabora com o surgimento da celulite.

Alimentos que previnem e combatem a celulite

Conforme já mencionei, ter um planejamento alimentar individualizado, com nutrientes calculados e livre de gorduras ruins, açúcares e sódio em excesso, é a melhor forma natural de acabar com a celulite ou prevenir-se dela. Confira alguns alimentos essenciais da dieta!

Alimentos anti-inflamatórios

A obesidade e a celulite são processos inflamatórios. Alimentos como linhaça, óleo de peixe, folhas verdes, chia, gengibre, cúrcuma, azeite extravirgem, abacate, amêndoas, nozes e o alho auxiliam na redução desses processos.

Alimentos antioxidantes

Suco de uva integral, frutas cítricas (laranja, limão, goiaba), frutas vermelhas, cacau, canela, chá verde, mirtilo, morango, amora e castanha do Pará são alimentos ricos em antioxidantes que promovem a limpeza do nosso organismo, eliminando substâncias que atrapalham o bom funcionamento.

Alimentos integrais

Os alimentos integrais demoram mais para serem digeridos e absorvidos. Com isso, liberam aos poucos a glicose no sangue, possibilitando o aproveitamento de forma correta pelo nosso organismo e evitando acúmulos.

Hidratação

Beba água! A maior parte das toxinas são eliminadas através da urina, por isso a hidratação é fundamental no processo de “limpeza” do nosso organismo. Além disso, tem participação da reconstrução de músculos, diminui o inchaço e melhora a circulação e a absorção dos nutrientes.

Dica extra: atividade física!

Além da alimentação, a atividade física também é importante. Ela melhora a circulação sanguínea, diminui a retenção líquida e promove a redução de gordura. Atividades como musculação aumentam a quantidade de músculos no corpo, o que deixa a pele mais esticada e com a aparência melhor.

Alimentos que devem ser evitados

Na contramão dos bons alimentos, existem aqueles que você deve passar longe se quer eliminar a indesejável celulite ou os riscos de tê-la. Olha só!

Frituras imersas

Batata frita, aipim frito, ovo frito e preparações à milanesa.

Doces

Bolos, tortas, cupcake, pirulitos, balas, chocolates, sorvetes e docinhos de festa.

Carnes processadas e embutidos

Salame, mortadela, bacon, salsicha, linguiça e hambúrguer congelado.

Industrializados

Macarrão instantâneo, comidas prontas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha/pacote, biscoitos, salgadinhos de pacote, caldo de carne/galinha e molhos prontos.

Refinados

Farinha branca, arroz branco, açúcar refinado e pães brancos.

Alimentos gordurosos

Queijos amarelos, leite e derivados integrais, pizza, cachorro-quente e hambúrguer.

Quer mais dicas de como a alimentação pode ajudar a combater e prevenir celulite e outros problemas de saúde? Então, me segue no Instagram ou Facebook e saiba tudo em primeira mão!

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