Ovo: vilão ou mocinho?

Ovo faz bem à saúde?

Há algum tempo, o ovo era visto como um vilão na alimentação. Isto porque na época, foram divulgados alguns estudos que afirmavam que alimentos ricos em colesterol eram responsáveis por aumentar o colesterol no nosso sangue.

Hoje, no entanto, sabemos que isso não é verdade e que estes estudos foram manipulados, devido a interesses da indústria alimentícia e farmacêutica. A verdade é que o nosso corpo regula a produção de colesterol. Se há ingestão pela dieta, o organismo produz menos, atingindo o suficiente para exercer funções necessárias, como por exemplo a síntese de hormônios sexuais.

Atualmente, o ovo é considerado um dos alimentos mais completos. É rico em proteínas de alto valor biológico (contém todos os aminoácidos essenciais), vitaminas do complexo B (como a B12), A, D, E, K, além de minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco.

Também é rico em carotenóides, como a luteína e zeaxantina, que diminuem a incidência de doenças cardiovasculares e protegem nossos olhos e a visão. Também é fonte de colina importante para o cérebro (melhora memória e cognição).

Há diversas formas de consumir! É importante utilizar o ovo todo, pois os nutrientes estão tanto na clara como na gema. Pode ser cozido, frito, pochê, mexido, omelete ou, ainda, acrescentado em outras preparações. Já o ovo cru não deve ser consumido devido à Salmonelose, uma infecção que pode causar diarreia, febre, cólicas abdominais e vômitos.

Em relação à quantidade, não existe um limite estabelecido. Dependerá das necessidades de cada indivíduo e da alimentação como um todo. Por isso, é importante consultar e conversar com uma nutricionista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s